O que este departamento faz?

Nosso departamento de contas faz um trabalho de verificação periódica das contas de consumo de água, luz, IPTU e condomínio de todos os inquilinos.*

Conforme o Artigo 23 da Lei 8.245/91 e disposições do contrato de locação, além do aluguel, correrão por conta do LOCATÁRIO as despesas acessórias da locação. Dentre estas despesas estão as taxas de consumo de água, luz, IPTU, ordinárias de condomínio, gás natural, apólice de seguros contra incêndio e outras que venham a incidir sobre o imóvel locado, seja qual for a forma ou sistema das cobranças respectivas.

Quando o departamento identifica algum apontamento, encaminha a informação ao departamento de cobrança que realiza o contato com o inquilino em busca da programação do pagamento ou de que este apresente o recibo das contas pagas.

 

O que pode ocorrer com o inquilino que deixa de pagar as contas de consumo?

O inquilino que deixar de pagar "qualquer uma" das obrigações, seja aluguel, contas de consumo, condomínio, etc., está sujeito a sofrer Ação Judicial de Despejo por Falta de Pagamento.

 

Caso o inquilino não concorde com alguma conta de consumo ou deseje um reparo no imóvel, ele pode deixar de pagar o aluguel?

Não se pode substituir uma obrigação pela outra. Caso o inquilino deixe de pagar o aluguel por querer discutir algo relacionado ao imóvel, pode sofrer uma Ação Judicial de Despejo por Falta de Pagamento.

Para evitar este tipo de engano, mantenha-se sempre em contato com os nossos departamentos que disponibilizarão profissionais para tentar ajudá-lo em cada situação. Caso tenha alguma dificuldade com algum dos nossos departamentos, entre em contato com a gerência pelo e-mail: gerencia@emaximovel.com.br 

 

Mantenha-se informado

Caso você tenha alguma dúvida se as contas de consumo do seu imóvel estão em dia, você pode pedir para o nosso departamento de contas para que faça a verificação. Entre em contato pelo telefone 15.2101-0900, ou envie e-mail para contas@emaximovel.com.br.

 

Como as contas chegam até o inquilino?

Normalmente, as contas de consumo de água, gás, luz e condomínio, vão até o endereço do imóvel alugado. No entanto, se contados 10(dez) dias antes da data do vencimento você não tiver recebido as contas, deve procurar a 2ª via da conta na concessionária responsável pelo consumo ou na administradora do condomínio.

Os boletos de aluguel, normalmente, são enviados para o endereço do imóvel alugado.

Contados 10 dias antes do vencimento, e você não perceba o recebimento do boleto do aluguel, entre em contato pelo telefone 15.2101-0900, ou envie um e-mail para cobranca@emaximovel.com.br, ou acesse o SIC, na área restrita do nosso site.

Para acessar o SIC, clique no link: https://www.imobiliariaemaximovel.com.br/sic/clientes/index.php 

Os carnês do IPTU, normalmente, ficam com os proprietários dos imóveis e a cobrança dos valores é realizada junto ao boleto de aluguel dos locatários. 

 

Como funciona a cobrança do IPTU?

O valor das Taxas de IPTU é calculado pela Prefeitura do Município do imóvel alugado. Geralmente, as prefeituras fazem a emissão dos carnês a partir do mês de março de cada ano, portanto, a imobiliária irá lançar os valores no seu aluguel, a partir do recebimento do mesmo.

O valor do IPTU se refere ao Exercício (ANO VIGENTE), então o cálculo do IPTU é feito sobre os 12(doze) meses do ano.

Caso você não esteja recebendo a cobrança do IPTU, entre em contato pelo telefone 15.2101-0900, ou envie e-mail para contas@emaximovel.com.br.