Acesse o SIC - Sistema Interativo Cliente

Tipos de fiança que aceitamos

Conheça as fianças que aceitamos e como funciona cada uma delas

Só na Emaximóvel você tem 7 modalidades de fiança. Escolha a que melhor se encaixa com seus planos!

1 - FIADOR - De qualquer lugar do Brasil!*

2 - AUTO CAUÇÃO - Seu veículo pode ser a garantia**

3 - CAUÇÃO DE IMÓVEL - Seu terreno, casa, ou outro tipo de imóvel de qualquer lugar do estado de São Paulo**

4 - CAUÇÃO EM DINHEIRO - Com o depósito de apenas 3 aluguéis, você conquista o seu espaço!*

5 - SEGURO FIANÇA - Com o seguro fiança da Porto Seguro você dispensa o fiador e pode parcelar o valor em até 12 vezes!*

6 - TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - Adquirindo o título você dispensa o fiador e também concorre a prêmios em dinheiro!* 

7 - LOCAFÁCIL POLÍCIA - Com o Locafácil Polícia você dispensa o fiador e ainda tem descontos no aluguel*

 

SAIBA MAIS SOBRE CADA TIPO DE FIANÇA

O que é Fiador?

O locatário faz a indicação de uma terceira pessoa que, em caso de sua inadimplência, o dono do imóvel poderá cobrar os débitos em atraso, visto que a responsabilidade pelo pagamento do aluguel, encargos, acessórios, pintura e reparos do imóvel fica registrada no contrato de locação como sendo de sua responsabilidade.

Para alugar um imóvel, o meio mais utilizado como garantia é o fiador. Últimos dados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) mostram essa realidade: a fiança foi utilizada em mais de 70% dos contratos no estado de São Paulo.

 

Dúvidas

Apesar da grande adesão, ainda existem algumas dúvidas sobre o fiador, sendo a primeira delas sobre até quando ele deve ser responsável pelas obrigações do locatário.

Aquele que se dispuser a ser fiador de um aluguel deve ter ciência de que será corresponsável pelo seu pagamento e, em caso de prorrogação do contrato, deverá estar de acordo em manter esse compromisso, mesmo que por prazo indeterminado.

 

Caso real

Recurso especial julgado em Brasília, em setembro, consolidou o fato de que os fiadores continuam responsáveis pelos débitos posteriores à prorrogação legal do contrato, até a efetiva entrega das chaves, de acordo com o artigo 1.500 do Código Civil.

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) pacifica o assunto e fornece diretrizes para os futuros contratos de locação a serem assinados. O locador e administrador devem, a partir disso, verificar a anuência do fiador, para evitar questionamentos judiciais.

"Frente à decisão, fica, talvez, um alívio ao inquilino que necessita encontrar um fiador que garanta a locação de seu imóvel: o que é combinado antes, com regras claras e legalmente garantidas, certamente não vai sair caro depois", afirmou Viana.

 

Dificuldades

Na garantia por fiador, o problema está na dificuldade de encontrar pessoas para assumir a posição, pois a responsabilidade é muito grande, uma vez que ele acaba comprometendo o próprio patrimônio, já que pode perdê-lo para ter de sanar a dívida. Tanto que algumas imobiliárias só aceitam fiadores proprietários de mais de um imóvel.

 

O que é Auto Caução ou Caução de Imóvel?

Caução é a nomeação de um bem móvel ou imóvel de propriedade do Locatário ou de um terceiro, oferecidos como garantia das dívidas que possam vir a existir em relação à locação.

 

Autocaução

Nesse caso, o contrato descreverá um veículo e os números de seu registro junto ao órgão competente, bem como placa, cor e características relevantes, deverão ser levadas a registro no Cartório de Títulos e Documentos da comarca.

Para ver mais sobre esta modalidade exclusiva de garantia, clique neste link: http://www.imobiliariaemaximovel.com.br/pagina/auto-caucao---seu-veiculo-pode-ser-a-garantia-29 

Caução de Imóvel

No caso da caução de imóvel o inquilino apresenta um imóvel que será descrito no contrato, com todos os seus dados e número da matrícula no registro imobiliário. Depois disso, o contrato de locação será levado a registro na matrícula do imóvel.

 

Segurança para as partes

Somente após a devida averbação estará efetivamente garantida à eficácia da caução, pois a averbação da caução no Cartório do Registro de Imóveis demonstrará, inclusive para terceiros, que o imóvel não está livre de gravames.

O Locador, portanto, terá preferência no recebimento de seu crédito, mesmo se o imóvel vir a ser penhorado por outra dívida, ou ainda se for hipotecado para garantia de qualquer outro compromisso. Isso quer dizer que o imóvel ficará garantindo a dívida e valerá, inclusive, contra terceiros.

Por outro lado, é preciso verificar se o imóvel oferecido em caução não possui qualquer outro gravame, penhora ou hipoteca, porque, se tais informações já constarem do registro imobiliário, a caução estará prejudicada, uma vez que as garantias anteriores gozarão de preferência legal.

Esta modalidade de garantia é bastante segura para o proprietário por tratar-se de um bem imóvel, ou seja, aconteça o que acontecer este bem estará garantindo a locação.

Para o locatário também é um ótimo negócio, visto que em sendo proprietário de imóveis poderá dispensar a incomoda e desconfortável necessidade de buscar um Fiador.

 

O que é Caução em Dinheiro?

Caução em dinheiro é a modalidade onde o inquilino oferece o valor referente a 3(três) aluguéis a título de garantia das dívidas que possam vir a existir em relação à locação.

Este valor é pago à vista e em dinheiro no ato da assinatura do contrato de locação.

Este valor será corrigido pela poupança durante o período do contrato e, no final, caso não existam débitos, será devolvido para o inquilino acrescido dos juros apurados neste período.

Esta fiança é considerada frágil pelo pequeno valor que garante, por isso, para contratá-la, é necessário preencher alguns critérios mais rígidos na avaliação de crédito.

 

O que é Seguro Fiança?

O que o seguro garante:

É um seguro que garante ao Proprietário o recebimento dos aluguéis e de outras despesas mensais quando o inquilino deixar de pagar o aluguel.

É uma modalidade bastante segura, pois quem garante é uma Companhia de Seguros.

 

Despesas normalmente contratadas no Seguro Fiança:

  • 1 – Aluguel Mensal (cobertura básica);
  • 2 – IPTU, despesas do Condomínio, água, etc. previstas no Contrato de Locação;
  • 3 – Danos causados ao imóvel pelo inquilino ao imóvel;
  • 4 – Multas Contratuais, previstas no Contrato de Locação.

 

Limite máximo de indenização: A seguradora não tem condições de ficar pagando o aluguel pelo resto da vida. Então existe um limite que corresponde a:

  • 1 – Para a cobertura básica: 30 aluguéis;
  • 2 – Para a cobertura de Danos ao Imóvel: 6 aluguéis;
  • 3 – Para a cobertura de Multas Contratuais: 3 aluguéis.

 

Os tipos de coberturas variam de seguradora para seguradora. As coberturas aqui citadas são genéricas e pode acontecer de determinada cobertura não ter aceitação em determinada seguradora.

Veja mais detalhes sobre o custo ou sobre como contratar o seguro fiança, clicando neste link: http://www.imobiliariaemaximovel.com.br/pagina/seguro-fianca-44

 

O que é Título de Capitalização?

 

Você faz um contrato de locação sem precisar de fiador. E ainda resgata seu dinheiro atualizado no final do plano.

O SulAmérica Garantia de Aluguel é um título de capitalização que funciona como uma caução, eliminando a necessidade do fiador, em um processo rápido e sem burocracia.

O valor é acordado diretamente entre o locador/imobiliária e o locatário e a renovação do Título é automática ao final do período de 12 ou 15 meses.

Confira as vantagens do SulAmérica Garantia de Aluguel:

Para o locatário:
- Faz na hora, sem burocracia e sem análise cadastral.
- Dispensa a necessidade de fiador, evitando constrangimentos e desconfortos.
- Retorno do valor total do Título atualizado pela TR ao final do plano. 
- Livre negociação entre locador/imobiliária e locatário.
- Dois sorteios por mês, pela Loteria Federal, concorrendo ao valor do Título em dinheiro.
- Serviços de Assistência Residencial Gratuita*, incluindo chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, assistência para computador, conserto de eletrodomésticos, entre outros.
- Descontos exclusivos na rede conveniada.
- Renovação automática durante o contrato de locação.

 

O que é LocaFácil Polícia?

É um plano que oferece vantagens exclusivas para policiais militares e guardas municipais, sendo que a principal delas é a de que o policial não precisa apresentar qualquer tipo de fiança.

Veja estas e outras vantagens clicando neste link: http://www.imobiliariaemaximovel.com.br/pagina/locafacil-policia---facilidades-para-policiais-32